:: LOG MINDS:: Logística e Comércio Exterior

:: Seja bem-vindo ao blog LOG MINDS
::

:: Se você gosta, deseja se desenvolver ou já atua em Logística Nacional, Comércio Exterior, e/ou quaisquer outras atividades relacionadas à Cadeia de Suprimentos de Produtos e Serviços Corporativos, fique ligado nos nossos posts.

:: LOG Minds é simples porque vai direto ao ponto, e se vale de uma linguagem bastante acessível e levemente didática.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Importância da TI sobre a Cadeia de Suprimentos

A Tecnologia da Informação (TI) contribui para tornar a logística mais eficiente e efetiva na geração de valor para as empresas, sendo inúmeros os sistemas de TI disponíveis para a aplicação na logística. Os profissionais de logística nem sempre têm conhecimento sobre o melhor sistema a adotar, segundo as características de sua cadeia de suprimentos. Este é um problema que, se não for eliminado, poderá impedir a materialização das promessas trazidas pela combinação do conceito de gestão da cadeia de suprimentos (SCM) e TI.

Do ponto de vista estratégico, a globalização tem obrigado as organizações a se preocupar, além dos seus custos, com aspectos como clientes, diferenciação de produtos e serviços, tecnologia da informação, inovação e cadeia de suprimentos. Nesse sentido, as empresas procuram melhorar o nível de serviço e reduzir custos na tentativa de se diferenciar e aumentar a percepção de valor dos seus clientes. Para tanto, utilizam, em larga escala, a tecnologia da informação (TI).

É crescente o número de empresas que investem em TI visando aumentar a agilidade e eficiência de suas cadeias de suprimentos, e esta não é uma tendência restrita a países desenvolvidos. A informação sempre foi um elemento de vital importância para as operações logísticas, sem o qual nenhum dos outros aspectos da cadeia de suprimentos conseguiria proporcionar um alto nível de desempenho. Com o advento de novas tecnologias e suas aplicações, as empresas de um modo geral permitem uma melhor oferta de informações aos seus clientes, a redução de estoques, a minimização de incertezas em torno da demanda, o aumento da flexibilidade e o desenvolvimento de novos canais de venda em nível global.

A TI é importante em todos os estágios da cadeia, podendo ser utilizada para a tomada de decisões estratégicas, de planejamento ou operacionais. Dependendo do segmento de operação das empresas, os impactos da TI sobre a gestão da cadeia de suprimentos pode estar em integração; custos de armazenamento e de movimentação; competitividade; velocidade; e coordenação interorganizacional.

Hoje os principais impactos da tecnologia da informação sobre o desempenho da cadeia de suprimentos da empresa está em especial nas atividades de transporte, distribuição, administração de estoque e compras. O uso da TI permite melhor planejamento e gestão da cadeia de suprimentos, possibilitando a redução no custo de administração logística, nos níveis de estoque e nos custos de armazenamento.

Por meio de tecnologias como o TMS, há o gerenciamento da consolidação de fretes e otimização da frota, possibilitando a redução dos custos de movimentação. Existe o aumento da velocidade, por meio da redução do tempo de disponibilização de mercadorias junto ao parceiro e ao aumento da precisão de entregas.
A implementação integrada de sistemas de TI possibilita a coordenação e planejamento das atividades logísticas em conjunto com parceiros da cadeia de suprimentos. Fica evidente o aumento do comprometimento e da confiança nas relações com os clientes, uma vez que é crescente a prática do VMI por parte da empresa. Além disso, a TI viabiliza a diferenciação dos produtos da empresa em relação aos concorrentes. Isso possibilita aumento de competitividade. Há um impacto forte sobre a integração, uma vez que, por meio da TI, a empresa consegue manter maior nível de comunicação entre os parceiros da cadeia, construindo uma rede de distribuição integrada.

Entre os sistemas de TI aplicados ao SCM destacam-se: CRM, CAD, WMS, TMS, WIS e sistemas de rastreamento de frota via satélite, e os ERPs de modo geral. Esse conjunto de sistemas é capaz de promover maior integração e controle por meio de análises estatísticas, que resultam em vantagens competitivas para a empresa, tais como: redução de custos, maior eficiência no desenvolvimento do trabalho, e maior controle e colaboração no desenvolvimento de estratégias.

Em grande escala, percebe-se cada vez mais a importância e necessidade da TI sobre as operações logísticas, o que permite às empresas a diferenciarem seus serviços, conquistarem mercados e reduzirem seus custos. Nos dias de hoje, é fácil reconhecer que a excelência de qualquer projeto logístico depende diretamente da disponibilidade de informações sobre inúmeros fatores relevantes presentes no ambiente operacional das organizações. A gestão da cadeia de suprimentos é, na maioria das empresas, uma questão estratégica, e a adoção de sistemas de TI é um ponto-chave para o sucesso das dessas organizações.
Fontes e Referências:
CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Prentice Hall,
São Paulo, 2003.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 2001.
BALLOU, R. H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. Atlas, São Paulo, 1995.
Adaptações do texto de Renata A. de M. Bandeira e Antonio C. G. Maçada (UFRGS).

[ Log Minds ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário