O ministro das relações exteriores de Angola, Georges Chikoti, realizou visita a Brasília no dia 05 de dezembro (segunda-feira), ocasião em que manteve encontro de trabalho com o Ministro Antonio de Aguiar Patriota. Angola atualmente acumula as presidências da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Os dois Chanceleres passaram em revista os principais temas da agenda bilateral e conversaram sobre o andamento dos projetos que foram objeto de decisões dos Chefes de Estado de ambos os países durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Luanda, em outubro passado.
As conversas se deram no contexto da Parceria Estratégica Brasil-Angola, acordada em junho de 2010. Entre os temas examinados, figuraram educação, saúde, cooperação em agricultura, gestão pública, ciência e tecnologia, energia e indústria. Assuntos migratórios e consulares e o processo de adesão da Guiné-Equatorial como membro pleno da CPLP também foram suscitados.
O intercâmbio comercial entre Brasil e Angola cresceu cerca de sete vezes nos últimos dez anos. Em 2010, ano em que Angola foi o quinto maior parceiro do Brasil na África, a corrente de comércio bilateral alcançou US$ 1,44 bilhão. De janeiro a outubro de 2011, o intercâmbio comercial foi de US$ 1,143 bilhão.
Fonte: www.revistafator.com.br
[ Log Minds ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário